COMO SE TORNAR UM EMPREENDEDOR?

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEX 2020 A 2021

Descrição: As localidades atingidas eram compostas por inúmeras iniciativas de geração de renda, formalmente estabelecidas ou não. Esses empreendedores, deslocados à força de seus mercados consumidores, veem-se na situação de estagnação de seus negócios, seja por dificuldades de mercado ou financeiras. Além disso, há os que buscaram, com maior ou menor sucesso, a continuidade de seus negócios nas novas localidades em que se encontram. A fim de proporcionar um aumento na taxa de sucesso desses empreendimentos, identifica-se a necessidade de formação técnica em gestão, capacitando os gestores nas diversas ferramentas de gestão empresarial, bem como o desenvolvimento de um plano de negócios para cada empreendimento, em que serão estabelecidos os indicadores de cada negócio. Tais necessidades abrangem também os novos empreendedores, ou seja, aqueles que, após a queda da barragem descobriram-se empreendedores e têm o desejo de abrir um próprio negócio.

O empreendedorismo é uma importante alternativa para a geração de renda. Seja na sua forma de auto-empreendedor, cooperativismo, associativismo ou empreendedor social, esta forma de organização para o trabalho tem crescido e se tornado uma opção de carreira para inúmeras pessoas.

No entanto, para o bom desenvolvimento do empreendimento, não basta a boa vontade ou força de trabalho. É necessário conhecimento e desenvolvimento de competências na área de gestão.Assim, propõe-se o acompanhamento dessas pessoas, buscando auxiliá-las no conhecimento das técnicas de gestão, de âmbito da administração geral e cooperativismo. Para tal, as ações planejadas serão diversas, tais como: cursos, oficinas, acompanhamento técnico, assessoria técnica, consultoria e tudo o mais relativo ao desenvolvimento dos empreendimentos dos atingidos que se encontram em Mariana e cidades vizinhas e que carecem de competências técnicas da área administrativa.

Equipe: Fernanda Boava (coordenadora). Bolsistas e Voluntários: Geisa Angela Batista.

Produção Científica e Tecnológica

Apresentação Encontro de Saberes 2020: clique aqui