Somos um grupo de pesquisa e extensão em crítica, formação e ensino em administração. Nossas linhas de pesquisa são:
Estudos Críticos Organizacionais: analisar e agir sobre a realidade organizacional sob a lente dos estudos críticos, desvelando as estratégias de dominação e alienação presentes nas formas atuais de estruturação do trabalho. As análises críticas organizacionais, eminentemente de natureza frankfurtiana, buscarão o desenvolvimento da emancipação humana e do desenvolvimento de formas mais justas e igualitárias de trabalho.
Em especial, desde a queda da barragem de Fundão, o grupo tem se dedicado ao estudo e atuação junto aos Atingidos e Atingidas.
Formação e Ensino em Administração: compreender e agir sobre a realidade do ensino de Administração no país, bem como as formas de desenvolvimento da formação crítica do administrador. As pesquisas, de natureza crítica, se baseiam, eminentemente, na pedagogia crítica Freireana e Frankfurtiana, seja em seus autores de primeira, segunda ou terceira geração. O objetivo destes estudos é fomentar o pensamento reflexivo e a consciência crítica do administrador quanto a seu status de “técnico do saber prático”, tornando-o consciente dos significados sócio-culturais de sua profissão, criando, assim, condições de emancipação e autonomia do sujeito.
Interseções entre Mundo do Trabalho, Capital Produtivo e Sociedade Contemporânea: analisar os modos de vida oriundos das formas de trabalho existentes e refletir sobre os sentidos da organização do trabalho, seus significados na sociedade contemporânea e seus impactos nas formas de organização social.
Acesse a página do grupo no Diretório de Grupos do CNPQ.
Novos Participantes preencham o formulário eletrônico.
Quer saber mais? Envie um e-mail para carolsaraiva@ufop.edu.br