Teoria Crítica – Sugestão de Bibliografia

ADORNO, Theodor. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986. Coleção Grandes Cientistas Sociais.
ADORNO, Theodor. Resumo Sobre Indústria Cultural [1962]. In: COHN, Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: EDUSP, 1971.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ADORNO, Theodor. Teoria da Semicultura. Tradução RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. et al. Educação e Sociedade, ano XVII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.
BENJAMIN, Walter. A Obra De Arte Na Era De Sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia E Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DUARTE, Rodrigo. Teoria Crítica da Indústria Cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
DUARTE, Rodrigo. Dizer o que não se Deixa Dizer: para uma filosofia da expressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
ENGUITA, F. Mariano. A Face Oculta da Escola:educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artmed, 1989.
FREITAG, B. A Teoria Crítica: Ontem e Hoje. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor W. Sociologia e Investigação Social Empírica. In: HORKHEIMER, Max, ADORNO Temas Básicos de Sociologia. São Paulo: Cultrix, [1956], 1978b.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002.
HORKHEIMER, Max. Teoria Crítica. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1990.
NOBRE, Marcos. A Dialética Negativa de Theodor W. Adorno: a ontologia do estado falso. São Paulo: Iluminuras, 1998.
RÜDIGER, Francisco. Theodor Adorno e a Crítica à Indústria Cultural: comunicação e teoria crítica da sociedade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
VILELA, Rita Amelia. T. Para uma Sociologia Crítica da Educação em Adorno e Horkheimer: apontamentos. In: MAFRA, Leila de Alvarenga; TURA, Maria de Lourdes Rangel. (Org.). Sociologia para Educadores 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais.. Rio de Janeiro: Quartet, 2005, v. 2, p. 1-192.
VILELA, Rita Amélia Teixeira. Dimensões da análise sociológica na Teoria Crítica: Theodor Adorno e a crítica à sociedade danificada e à educação. In: OLIVEIRA, Damião Bezerra; ABREU, Waldir Ferreira de; BRITO, Maria dos Remédios de. Educação Em Tempos Precários.. Belém/Pará: Ed.Univesitária.UFPA, 2010.
VILELA, Rita Amelia. A Teoria Critica Da Educação De Theodor Adorno E Sua Apropriação Para Análise Das Questões Atuais Sobre Currículo E Práticas Escolares. Belo Horizonte: CNPQ (Relatório de Pesquisa), 2006.
WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt: História, desenvolvimento teórico, significação política. DIFEL: Rio de Janeiro. 2002.
ZUIN, Antônio Álvares Soares, PUCCI, Bruno e RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
ZUIN, Antonio Álvaro Soares. Introdução. In: ZUIN, Antonio Álvaro Soares; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (orgs) A educação danificada: contribuições à teoria crítica da educação. Petrópolis/São Carlos: Vozes/UFSCAR, 1998.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *