Metodologias Ativas e a Formação de Administradores: um estudo à luz das novas diretrizes curriculares de Administração

A proposta inicial para esse estudo objetiva-se em desvendar a teoria de metodologias ativas e a formação dos administradores à luz das novas diretrizes curriculares (aprovadas em 2020 e aguardando publicação pelo Ministério da Educação). Muitas são as teorias acerca das metodologias ativas, que não são exatamente uma nova teoria, se considerarmos seu nascimento com a metodologia ativa de Dewey. Tendo sido resgatadas no último decênio, as metodologias ativas têm promovido mudanças no ensino em Administração, impactanto especialmente a relação professor-estudante e a formação dos administradores. A atual dispersão das publicações sobre o tema da metodologia ativa implica na pontual adesão de métodos inovadores de ensino nos cursos de Administração. Como as novas diretrizes têm a metodologia ativa como protagonista acredita-se ser importante o desenvolvimento de uma pesquisa que agregue os estudos realizados e contribua para o campo com um panorama sobre metodologias ativas, especificando suas particularidades, diretrizes e formatações.